Material Histórico

Introdução

O material arqueológico histórico apresentado nesta pagina constitui-se na coleção de referencia do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Esta coleção é resultante de escavações realizadas em fortificações, igrejas católicas, sinagogas, colégios, feitorias, teatros, vilas e cidades.

Para qualquer consulta sobre ocorrência do material, sugestões ou comentários deve ser mencionado o numero de identificação da peça que corresponde ao nosso controle do material arqueológico.

O material bélico apresentado nesta coleção de referencia é oriundo de escavações arqueológicas realizadas pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Portanto, a coleção de referencia, ora apresentada, corresponde ao material coletado em fortes, fortins, baterias e campos de batalha.

O objetivo maior em disponibilizar esta coleção de referencia, é o de permitir a troca de informações entre pesquisadores que se dediquem ao assunto. Embora haja muitas publicações sobre o assunto, ainda restam duvidas quanto a classificação de algumas peças. Até porque, existe uma grande diferença na identificação de uma peça intacta de muitas encontradas arqueologicamente.

De qualquer forma esperamos contribuir com a arqueologia militar brasileira, ao disponibilizar este material para consulta.

A equipe do Laboratório de Arqueologia da UFPE agradece, desde já, qualquer contribuição, que venha a receber, sob forma de sugestão ou refinamento da identificação deste material.

O Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco adota, por ocasião da análise do material arqueológico, um critério funcional. Consoante esta ótica, uma colher e um prato, estariam dentro de uma mesma categoria funcional e não classificado por matéria prima.

A identificação da faiança, passo inicial para a sua análise, tem motivado a realização de vários encontros de especialistas nacionais e internacionais.

A despeito destes esforços, muitas duvidas ainda restam sobre esta categoria de material arqueológico. Com o objetivo de compartilhar com os especialistas parte destas duvidas, resolvemos disponibilizar nesta pagina a coleção de referencia de nosso Laboratório. O objetivo maior, entretanto, não é o de apresentar uma identificação definitiva desta categoria de material, e sim disponibilizar o que temos encontrado e receber sugestões dos especialistas que nos permita aprimorar sobretudo a origem e a cronologia deste material.

Temos recebido a colaboração de vários arqueólogos como Paulo Tadeu, Paulo Zanetini, Ian Baart, Nelsis Fusco, Tânia Andrade Lima e, sobretudo na bancada, das arqueólogas Eleonora Guerra e Silvia Uchoa. Entretanto, a despeito de todas as lúcidas colaborações, assumimos a responsabilidade desta apresentação na esperança de podermos aprimorá-la a partir de novas sugestões que serão agregadas às informações disponibilizadas nesta pagina.

Como as nossas duvidas são maiores do que as certezas, e para facilitar a consulta e comparação do material, optamos por apresentar o material por cor da decoração, acompanhada de uma legenda com a suposta procedência e cronologia.