Considerando o caráter eminentemente destrutivo da pesquisa arqueológica, a documentação de todas as etapas da escavação constitui-se na única forma de se ter uma síntese segura, comprovável e defensável.
O setor de documentação do Laboratório de Arqueologia é subdividido em três segmentos:
- Documentação Gráfica
- Documentação Fotográfica
- Videográfica
Por ocasião de todo o processo de escavação é realizado um rigoroso acompanhamento gráfico. Este procedimento, no entanto, é adaptado a cada situação. Por paradoxal que possa parecer, existem situações nas quais torna-se mais útil a utilização de um nível de mangueira que um equipamento mais sofisticado. Esta flexibilidade operacional constitui-se em uma das características cultivadas por toda nossa equipe.
Após o controle tridimensional efetuado em campo, os dados, tanto de perfis como de plantas, são transferidos para um computador privativo desta atividade, utilizando-se mais freqüentemente o AutoCad.
Este setor, durante as escavações, realiza simulação virtual das hipóteses levantadas o que facilita o andamento das pesquisas.
Todas as etapas da escavação são rigorosamente documentadas fotograficamente. Utiliza-se tecnologia digital avançada. As fotos do dia são tratadas em um computador privativo para esta atividade, renomeadas através de um soft desenvolvido pela equipe do LA, legendadas e armazenadas em CD.
Alem das anotações convencionais, é gravado o diário de campo em vídeo digital. Neste acompanhamento consta os problemas, as hipóteses e as sínteses. As imagens são transferidas para um computador com placa de captura e em seguida gravadas em DVD.